quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade 4.5 Experiência Exitosa

Relato de experiência
                A experiência foi na turma do terceiro ano, a aula foi sobre o destino do lixo, onde houve pesquisas, leituras informativas, entrevistas com a comunidade escolar e a comunidade. As entrevistas foram gravadas, foram fotografados os locais onde é despejado o lixo. Os alunos registraram todos os acontecimentos, através de desenhos e textos.
Cursistas: Maria Giselda Batista da Silva Maia
                    Rejane Soares da Silva Oliveira
                    Renata Carla Albuquerque da Silva

domingo, 13 de novembro de 2011

ativ-4-5-keila

ATIV-4-5-KEILA
PLANO DE AULA - AULA DE CIÊNCIAS
TEMA: COMO FUNCIONA A VISÃO EM CORES
ANO: 9º
OBJETIVO: Promover aos alunos o conhecimento necessário sobre as diversas colorações obtidas por meio da combinação das cores primárias de luz.
METODOLOGIA:
·         Aula teórica utilizando o DATA SHOW para apresentar as várias combinações das cores.
·         Utilização de equipamentos como TV em cores e MONITOR de computador para mostrar que estes conseguem produzir grande quantidade de cores diferentes empregando-se apenas as três cores primárias de luz: vermelho, verde e azul.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

atividade 3.2 Rita Paula - Planejamento de aula e relato sobre a execução da mesma

Plano diário
Tema: A Guerra do Paraguai
Ano: 9º
Conteúdo
. A situação do Paraguai
. O governo de Solano López e a deflagração da guerra
. Os anos da guerra

Competências
. Identificar a situação do Paraguai no século XIX.
. Identificar os motivos que levaram à Guerra do Paraguai.
. Conhecer os resultados da Guerra do Paraguai.

Habilidades
. Aula expositiva.
. Exibição do vídeo “Guerra do Paraguai”.
. Leitura de imagens referentes a guerra, mostradas através do dataswoh.
. Debate sobre as imagens e as legendas apresentadas.
. Resolução de atividades escritas.

atividade 3.2 Rita Paula - Planejamento de aula e relato sobre a execução da mesma

      A aula foi executada a partir de três encontros presenciais. No primeiro momento foi feita a exposição do conteúdo sobre o tema. No segundo momento foi exibido o vídeo “Guerra do Paraguai”, o que chamou muito a atenção da turma, pois puderam vivenciar através da tela o acontecimento histórico conhecido, até então, apenas através da leitura de textos. O terceiro momento se concretizou com a exibição de fotos retratadas a partir da projeção feita pelo dataswoh, demonstrando o episódio da Guerra. Apos este momento foi realizado um debate onde os alunos puderam opinar sobre o conteúdo demonstrado através das fotografias. A avaliação foi feita através de perguntas e respostas escritas. O resultado foi satisfatório. Deixando assim claro a importância da tecnologia na facilitação da aprendizagem.




domingo, 6 de novembro de 2011

atividade 4,5- Vídeos e produções - Profa. Rita Paula.

Esta atividade foi realizada na Escola Estadual Ielmo Marinho com alunos do ensino médio na disciplina de Artes no ano de 2008. Utilizando o vídeo como principal meio de orientação, desenvolvi uma atividade que envolveu todos os alunos da disciplina de Artes do 1º ao 3º anos da escola ja citada acima. Sendo o trabalho composto de cinco etapas. Na primeira etapa, formei grupos com quatro componententes em cada turma, em seguida pedi que os mesmos escolhessem um filme e assistissem, depois escrevessem a sinopse da historia abordada no vídeo e explanassem na sala de aula para os demais grupos. Destacando as partes que mais chamou a atenção dos mesmos. Na segunda etapa as turmas dividiram-se em apenas dois grupos por sala de aula. Cada grupo produziu, apartir do relato de cada um, uma nova historia. Na terceira etapa eles fizeram a leitura de cada historia criada pelos grupos da mesma turma e, por meio de votação escolhemos uma para ser transforma da em um filme da própria turma.Na quarta etapa foi feito ensaios e foi escolhido o figurino de cada historia.Depois de vários ensaios foi realizada a gravação dos mesmos por alunos escolhidos para esta atividade.Na quinta e última etapa se formou um grande grupo envolvendo todas as turmas e tivemos um dia de cinema na escola. Apos assitirmos todos os filmes produzidos por eles mesmos, cada aluno comentou os  erros e acertos percebidos nas produções dos vídeos. E assim foi possível perceber a importancia da atividade coletiva e a capacidade que cada um tem de criar e transformar o que já foi criado por outras pessoas. Sem esquecer das facilidades proporcionadas pelos meios de tecnologias, hoje, desfrutados por todos nós.

sábado, 5 de novembro de 2011

ATIV-4.5-Produzindo o relato multimídia de sua experiência pedagógica / NERE ELMA FREITAS DE SOUZA

ATIV-4.5-Produzindo o relato multimídia de sua experiência pedagógica
Nere Elma Freitas de Souza


Twitter: uma ferramenta para ensinar síntese e coesão textual
Para começar o trabalho, apresente aos estudantes diferentes modelos de contos curtos, que podem vir dos vários livros escritos e, claro, de uma boa pesquisa no Twitter). Há uma série de perfis dedicados exclusivamente aos micro contos . "É importante diversificar os autores e enredos. Conhecer todo esse universo mostrará aos alunos as diversas possibilidades. A publicação dos textos na rede permite múltiplas leituras. Quanto mais pessoas lendo, maiores são as possibilidades de interpretação. Isso dá mais riqueza ao texto. "O que escrevemos em um micro conto é apenas 10% da história. O resto se constrói na cabeça de quem lê", explica Mesquita. "A palavra implícita e a pausa de uma vírgula ou de um ponto, por exemplo, proporcionam diferentes impactos sobre os leitores, como qualquer grande obra tradicional", conta ele. Mais do que contar uma história, contos curtos têm o poder de sugeri-la. No Colégio Hugo Sarmento, em São Paulo, o professor Tiago Calles percebeu a utilidade que o Twitter poderia ter em suas aulas de Língua Portuguesa. Ele escolheu trabalhar a escrita autoral de micro contos - que em uma definição possível são histórias curtas e objetivas, sem muitos elementos narrativos. "Os estudantes sabiam que o texto que escreveriam estaria publicado na internet e seria lido por muitas pessoas. A partir daí, a dedicação foi tanta que começaram não só a policiar os errinhos mas também discutir com os colegas formas de melhorar o conto". Discussões como essas devem ocorrer desde o início da produção, mas até elas começarem cabe ao professor apontar maneiras de melhorar e diminuir o texto. "É importante que, no começo, os alunos não fiquem restritos aos 140 caracteres, mas que escrevam um conto comum, pensando que ele precisará ser sintetizado", explica Jorge Luiz Marques, professor do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Os alunos precisam de tempo para praticar. Começar limitando a escrita reduzirá a capacidade criativa e não oferecerá um exercício tão efetivo de síntese do que foi redigido.

Aproveitem essa experiência exitosa! É muito gratificante compartilhar com os colegas professores ações de aprendizagens significativas.

Atividade 4.5

Atividade 4.5 - Relato Multimídia de Sua Experiência Pedagógica
Cursista: Francisco Varela da Silva


As TIC nos proporciona uma gama de conhecimentos que só através de um curso como esse, do proinfo, temos a oportunidade de oferecer aos nossos alunos a uma boa educação, baseada no que rege um dos princípios da democracia, o qual assegura ‘educação de qualidade para todos’. E quando se fala em educação de qualidade, faz-se necessário ter em mente que essa deve ser pautada no respeito às diferenças. É necessário, para se ter uma sociedade igualitária, democrática, que sejam respeitadas as diferenças na aprendizagem entre os alunos, para que os mesmo possam aprender também respeitar as diferenças existentes na sociedade de uma forma geral. Se todos os professores chegassem a trabalhar este conceito, a educação teria mais uma base para construir a aprendizagem ouvindo e compreendendo os educandos.
Por exemplo, no terceiro bimestre, alguns alunos não atingiram a média na disciplina de Artes, pelo que propus uma nova avaliação. Questionei o que eles gostariam que fosse trabalhado. A maioria optou por fazer uma dublagem, ficando determinada que fosse avaliada a atividade considerando-se os seguintes critérios: a música escolhida, figurino, e, por último, o estilo de dança. Esse trabalho, realizado em grupo ou individualmente, possibilitou a recuperação da nota de quem não havia atingido a média. Os alunos utilizaram, na execução da atividade, os seguintes recursos: pesquisa no diversos meios de comunicação, caixa amplificadora, microfone, aparelho DVD, CD e aparelho de TV. A aula foi muito rica em diversidade cultural, desde apresentação de grupos evangélicos até danças de forro, axé, pagode e etc. A estratégia dessa aula foi busca ouvir os alunos para poder oferecer uma aula prazerosa e dinâmica.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ATIVIDADE 4.5

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL SENADOR JESSÉ PINTO FREIRE
IELMO MARINHO, RN, 2011.

PROJETO MEIO AMBIENTE
USANDO MÍDIAS

Wagnar Araújo
João Maria de O. Marques
Luiz Almeida
Alécia Maria
Francisca Flávia S. Oliveira
Francisco de Assis
Luzia Paixão
Edleuza Florêncio
Alvaci Maria
Adriana C. Pereira


APRESENTAÇÃO

            É nossa preocupação motivar a clientela escolar a assumir uma postura crítica diante de sua realidade, principalmente no que se concerne ao modelo de desenvolvimento existente, o qual se sustenta na dilapidação da base dos recursos naturais e na exclusão social.
O propósito é trabalharmos os conteúdos propostos fazendo uso de mídias, promovendo aprendizagem a partir do experimento e da vivência do educando, para que a teórica seja transformada em realidade prática, aliada à vida. As aulas audiovisuais permitem ao aluno sair das limitações do livro didático e analisar com mais ênfase  os contextos socioambientais como forma de sensibilização, contribuindo para aumentar a curiosidade e o prazer pelas descobertas de novos saberes.
            Diante do quadro ambiental que enfrentamos, vê-se a escola como um instrumento mediador de ideias e métodos alternativos que venham a subsidiar mudanças de atitudes que busquem melhorar as condições em que hoje se encontra o meio ambiente. Assim, tem-se desenvolvido nas salas de aulas atividades diferenciadas no que se concerne à problemática, onde o conteúdo escolar tem gerado discussões sobre a especificidade da temática ambiental, visando à aprendizagem essencial de valores e atitudes, pois a escola é um corpo vivo que educa, produz conhecimento, gera cidadania e promove a transformação social.
A observação “in loco” também possibilitarão no educando um nível de compreensão maior do seu entorno, de modo a identificar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas através de vídeos, slides, músicas, data Show, socialização de conteúdos propostos pelos alunos através de seminários usando as TICS.
JUSTIFICATIVA

O referido projeto usando as mídias justifica a necessidade de desenvolver no educando o estimulo à capacidade observação e análise crítica das transformações ocorridas no tempo e no espaço, no que se concerne as questões ambientais.
Vale salientar que a aulas  é uma continuidade das atividades desenvolvidas em sala de aula, através de estudos, e socialização, onde oferece oportunidades do educando   a um maior questionamento e posição crítico-reflexivo diante dos problemas ambientais, uma vez que as diferentes metodologias, com o uso da diversidade de recursos audiovisuais, músicas, internet, TV,  contribuirão para um maior envolvimento com a problemática ambiental enfrentada nos últimos anos.

                                             CONCLUSÃO

Podemos concluir que foi uma grande experiência, esse trabalho desenvolvido durante o primeiro semestre do ano letivo, usando a tecnologia em sala de aula, uma vez que contribuiu muito para o aprendizado do nosso aluno. O uso de diferentes metodologias com diferentes recursos tecnológicos favoreceram uma maior relação entre aluno/aluno e aluno/professor. Foi um trabalho interessante e que com certeza contribuiu para enriquecer os conhecimentos referente as questões ambientais, tema este amplamente discutido no nosso meio, e na mídia em geral.

OBS: Este trabalho foi feito pela professora Luzia Paixão.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Atividade 4.5-mecia mª ferreira da silva,Ana maria Oliveira,Fernando Jussier.

Experiência exitosa com o uso das Tics
O trabalho foi realizado pela a professora Juliana Seabra Laudares,de Rolim de Moura (RO), pedagoga especialista em alfabetização,que leciona na rede pública há 14anos.
A professora de Rondônia estimula aprendizado por meio de blogs-08/08/11.Jornal do professor-edição 58( blog na educação).
O interesse por esse trabalho foi motivado pelo  proinfo em seu municipio,vejamos que  poderemos mudar a situação de nossos alunos também.O seu trabalho levou a realização de uma oficina para alunos e mães no laboratório de informática da escola,que não só proporcionou uma maior interação da escola com a familia como uma maior autonomia aos alunos que mantinham seus blogs com características próprias.Utilizando o blog como ferramenta pedagogica,os alunos demonstram mais cuidado com a própria escrita,o que favorece a aprendizagem, a professora acredita que é o contato com as tecnologias estimulam os alunos a buscarem outros conhecimentos: fazer planilhas,visualizar mapas,capturar  e postar imagens,são alguns deles. Ao lidarem com as midias e tecnologias disponivéis,os alunos despertem para as mais variadas possibilidades do uso da leitura e da escrita.

Atividade 3.2-mecia maria ferreira da silva

Plano de Aula
Musica Aquarela (Toquinho)

Justificativa:
As crianças devem desde de certo, despertar para a vivência musical,para que se desenvolva nos aspectos emocionais,expressivos e corporais ao desenvolvimento de valores afetivos.
Objetivos:
Estimular o gosto pela a linguagem poética e musical;
Representar a música através de pinturas,desenhos,colagens, recortes e dobraduras.
Recursos:
CD
Video
Avaliação:
Avaliação será contínua com a observação no desempenho dos alunos e na realização das atividades.
Relato da experiencia:
A atividade elaborada com o uso da Tics,apresentou resultado superinteressante para o comportamento intelectual dos alunos envolvidos na dinamica interativa no campo escolar.